quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Concurso Nacional de Vídeos de Curta Duração “IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”

O Conselho de Prevenção da Corrupção lançou recentemente um Concurso Nacional de Vídeos de Curta Duração “IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”. A iniciativa é dirigida a alunos do 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Esta iniciativa é de louvar e insere-se nos princípios que temos defendido aqui no “Movimento ANTI-Corrupção” – quem sabe souberam do que temos vindo a defender, pois fizemos-lhes chegar várias vezes informações -, de que é imperativo que se combata a corrupção pela consciencialização e pelo reforço ético, pela compreensão de como o fenómeno da corrupção é transversal e de como isso influencia toda a sociedade.
O foco do concurso junto dos mais jovens, em idade escolar é estratégico e um primeiro passo acertado, pois os valores da transparência e integridade devem ser a base de uma sólida formação e consciência cívica. A estratégia seguida é ainda mais importante por permitir a reflexão, envolvendo os alunos, num processo criativo.
Tal como referimos, já muitas vezes, as ações direcionadas aos mais jovens e ao público em geral de consciencialização para a mudança de comportamentos já tiveram efeitos positivos, note-se: o caso da separação dos resíduos e da paragem dos automobilistas para que os peões atravessem as passadeiras. Se para a salvaguarda do ambiente e para a segurança rodoviária funcionou, poderá muito funcionar para o caso da corrupção! Mas para isso é preciso continuar a insistir nessas campanhas, até à exaustão, sempre sem esquecer as restantes vertentes e dimensões do problema (o funcionamento do sistema de justiça, legislação aplicável, e outros).




1 comentário:

  1. minha opinião: http://www.youtube.com/watch?v=FqZO1WTa428

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...