domingo, 11 de março de 2012

O paradoxo positivo da palavra ANTI no nome do movimento!

Já por várias vezes, em vários eventos e conferências, onde os fundadores do "Movimento ANTI-Corrupção" participaram, surgiram questões sobre o nome do nosso movimento. São especialmente pessoas com formação ou áreas de estudo da psicologia, ciências da educação ou outras ciências sociais também, que referem que o movimento deveria, porventura, adoptar outro nome, um mais positivo. As sugestões/críticas têm toda a pertinência e até se justifica pois de facto o ensino - parte importante das prescrições que o movimento defende - deve acontecer com base em reforços positivos, e não negativo como a aparente   nomenclatura escolhida para o movimento. Mas a adopção do nome foi propositada e um modo de começar logo pela consciencialização que nos parece necessária. Ou seja, defendemos que ser ANTI-Corrupção é ser o completo oposto do que tem sido habitual e se tem associado à corrupção em Portugal, que precisamos de mudar radicalmente de abordagem para um sentido mais positivo - ainda que isso possa não parecer implícito, mas que se nota depois nas nossas sugestões e posições. Defendemos que verdadeiramente revolucionário não é combater o fenómeno pelo negativismo, que, paradoxos à parte, ser ANTI-Corrupção em Portugal deve significar ser PRÓ-Ética, PRÓ-Educação, PRÓ-Consciencialização e PRÓ-Responsabilização cívica!


No fundo somos ANTI-Negativismo, com a palavra ANTI a servir de marketing e modo de chamar a atenção dos cidadãos para podermos contribuir para fazer uma nova consciencialização para a compreensão do fenómenos e suas implicação. Em jeito de resumo, somos ANTI para sermos PRÓ-Cidadania!

Agradecemos a quem nos tem feito por várias fezes sugestões e críticas positivas. Agradecemos quaisquer outras sugestões e ideias para o continuarmos a desenvolver o "Movimento ANTI-Corrupção" na sua vertente cívica e positiva para: movimentoanticorrupcao@gmail.com

1 comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=V1ZQ9ZB-908&feature=fvwrel

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...