quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pagar zero para combater a corrupção

Divulgamos uma noticia do mundo que nos chegou pelo Hélio Almeida, a quem agradecemos a colaboração. São exemplos de voluntarismo como este que vão mantendo activo o informal Movimento Anti-corrupção pela causa que tem vindo a defender - o combate à corrupção de um modo positivo, principalmente pela consciencialização, informação e responsabilização dos indivíduos, alertando-os para os comportamento reprováveis que têm, mas também para os exemplares e cívicos que deveriam ter.

A noticia que divulgamos vem da Índia e chega-nos através da edição portuguesa da revista National Geographic

Fonte: Revista National Geographic, edição portuguesa

A noticia conta a criação, no subcontinente indiano, de uma campanha caricata de combate à corrupção, uma iniciativa pacífica - quem sabe inspirada pelos ensinamento de Gandhi - de "pagamento consciencializante" e de protesto pacífico contra os corruptos. Vijay Anand, que lidera o grupo cívico "O quinto Pilar", lançou uma ideia inovadora e começou a imprimir notas de zero rupias. Desde 2007 o grupo já distribuiu 1,3 milhões destas notas, maiores que as correntes e impressas em papel mais grosso, o que torna difícil a soa dobragem - pois, na Índia, a entrega de dinheiro dobrado é um modo habitual de pagar subornos. As notas sem valor são utilizadas pelos cidadãos com o objectivo de envergonhar alguns os funcionários públicos que pedem subornos, na esperança de lhes mudarem comportamentos rumo a mais honestidade. Esta atitude é, no mínimo, de louvar, pois trata-se de um modo não violento e evasivo de reivindicação
Parece que em países como o México e o Nepal o notas semelhantes estão também já a circular com os mesmo objectivos de combate à corrupção via consciencialização.

3 comentários:

  1. todas as ideias são válidas desde que não deixem cair no esquecimento o combate à corrupção!

    ResponderEliminar
  2. sim acho que já se pagou demais para a corrupção!!

    ResponderEliminar
  3. Recordo uma área em que a corrupção é fértil. A especulação imobiliária e a construção. O desordenamento é dramático apesar da existência de Planos e PDM estes são sistematicamente alterados ao sabor dos interesses da especulação imobiliária. Só agora abrandou com a crise económica que reduziu o mercado da construção.
    Do ponto de vista político e do ambiente que vivemos escrevi uma reflexão em http://c-de.blogspot.com/2011/05/combate-corrupcao.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...