domingo, 1 de maio de 2011

Uma ideia para Portugal sair da crise - participação na iniciativa do Diário Económico

 Partilha-se de seguida o texto enviado para a iniciativa "Uma Ideia para Portugal sair da Crise", iniciativa do Diário Económico que foi algo de publicação no seu sitio da Internet:

A corrupção é um mal nacional, com ligação à actual crise. Os danos socioeconómicos são imensos: em 2005 o Banco Mundial admitia que Portugal sem corrupção se poderia equiparar à Finlândia; em 2010 um estudo da Univ. do Porto concluía que a economia paralela perfazia 24,2% do PIB.

Assim, para além da componente jurídica/legal, há que combater a corrupção apostando na: consciencialização/prevenção. Para tal teria de haver um reforço da educação pela cidadania/ética nas escolas, e campanhas de sensibilização junto da população. Este seria um modo de combater um problema que é já cultural.

3 comentários:

  1. Um agradecimento especial ao André Lopes pois foi quem sugeriu a participação nesta iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Fui ler as ideias que lá estavem. Por mim, não enjeitaria selecionar a sua como uma das 3 mais importantes. Contudo, e como já tive a oportunidade de lhe dizer, a corrupção assumiu já uma dimensão tal que só com leis adequadas (similares às que foram chumbadas) e com a justiça a funcionar, é que se resolverá o problema. A sua proposta é de sentido preventivo, mas o cancro está instalado. Há que extirpá-lo...

    ResponderEliminar
  3. É por ser tão profundo o problema que a mudança tem de passar também por mentalidades, por uma mudança cultural. Claro que a questão legal não é de desconsiderar, mas essa medida não é novidade nem inovação para miguém, já muitos a defendem, e nós apoiamos é claro.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...