terça-feira, 28 de junho de 2011

Movimento Anti-Corrupção na Revista Notícias de Sábado do DN

Partilhamos o excerto da entrevista, realizada por Sónia Morais Santos, em que convidou o criador do Movimento Anti-Corrupção para falar um pouco sobre esta iniciativa. A entrevista fez parte de um rol de outras inseridas numa peça jornalística de título "Cidadãos Contra a Inércia", publicada em 28 de maio de 2011 na Revista Notícias de Sábado do Diário de Notícia.

Seguem as palavras resultantes da entrevista e da autoria já anteriormente citada:

Luvas. Cunhas. Favores. Empurrõezinhos. Clientelismos. Jeitinhos e jeitões. Micael Sousa, 28 anos, começou a ter desde muito cedo consciência da corrupção que singra no nosso país. E simultaneamente compreendeu que esse era um dos grandes males da nossa sociedade. «Acho que foi na adolescência. Quando comecei a querer conhecer o nosso país e o que o distinguia dos países da Europa Central e do Norte, uma das questões que sobressaiu sempre, em nosso desfavor, foi a corrupção. Não só a grande como a pequena. É ética e matematicamente tão grave os poucos que roubam milhões como os milhões que roubam pouco.»
À medida que ia estudando o assunto, mais convicto ficava de que queria combater o fenómeno. «Comecei a pesquisar e fiquei surpreendido por não haver em Portugal um grupo, um movimento que se preocupasse com o assunto. Li vários ensaios, vários estudos, e um livro muito bom, escrito por um investigador português, Luís de Sousa, A Corrupção e os Portugueses. Está lá tudo. Quanto mais lia, mais sentia que era minha obrigação fazer alguma coisa. E em Março de 2010 nasceu o Movimento Anti-Corrupção, um movimento que visa a consciencialização para este problema.»
Há pouco tempo surgiu também a TIAC (Transparência e Integridade - Associação Cívica), com a qual Micael Sousa tem trabalhado em parceria. «No nosso entender, este fenómeno é cultura, de maneira que a consciencialização deve começar o mais cedo possível, em casa, nas escolas.» Assim, o blogue movimentoanti-corrupcao.blogspot.com e a página [e grupo] do movimento no Facebook põem ao dispor uma petição pública em que são propostos três modos de actuação através da prevenção: «A informação aos alunos nas escolas sobre o que é a corrupção e de que forma se manifesta (passar à frente numa fila já é uma forma de corromper as regras); aulas de ética e deontologia nas universidades; e campanhas de intervenção junto da população em geral. A petição já tem mais de 1300 assinaturas.»Micael Sousa é formado em Engenharia Civil e está a concluir o mestrado em Energia e Ambiente. Mas o combate à corrupção é a sua grande tarefa, tão grande que muitos o apelidam de utópico, de fantasioso, de irrealista. Ele sabe que tem muito trabalho pela frente e acredita que vale a pena lutar contra um monstro tão grande e tão enraizado na cultura nacional. «Quanto mais difícil melhor. Essa é a minha maior motivação. Mas não creio que seja utópico, porque não tenho a pretensão de acabar com a corrupção. Quero contribuir apenas para que algo mude em relação a isto. Nem que seja as pessoas tomarem consciência de que a corrupção existe e é eticamente reprovável. Não proponho nada de revolucionário, nada de radical. Isto é para ir fazendo, com calma. Até porque as grandes mudanças de mentalidade nunca se fizeram de um dia para o outro.»

4 comentários:

  1. Força amigo. Este país tem que mudar, para não ser mais um paraíso de alguns e de espertalhões para muitos, mas sim um paraíso no verdadeiro sentido da palavra para todos.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo irmão,
    Chamo-o de irmão porque comungo das mesmas ideias. Aqui no Brasil, herdeiro desse grande mal que assola vários países, também sou idealista e crie vários Blog para disseminar a cultura da cidadania e o combate a corrupção. No Brasil já temos várias ONG's com essa missão, temos por exemplo o Observatório Social de Maringá, que acompanha todas as licitações públicas do município, forçando a municipalidade dar transparência da aplicação dos recursos públicos e outras atividades associadas a gestão pública.
    Estamos fazendo a nossa parte, pois é com pequenas ações que provcamos grandes mudanças, acredito, também, que a arte de insistir e persistir faz o existir.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelas palavras de apoio e incentivo. Por vezes a mudança para algo melhor faz-se de pequenos gestos, por vezes basta mudar posturas. Espero que possamos todos contribuir para fazer esta nossa sociedade avançar.

    ResponderEliminar
  4. Micael de Sousa, já fui vítima de corrupção em dois atos por dizer a verdade e só a verdade em jornais. Num deles investi para criar riqueza e pagar a eses senhores que alguns não têm "skills", nem competência para nos governar.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...