terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Carta aberta aos candidatos à Presidência da República

 A segunda iniciativa concreta do Movimento ANTI-Corrupção, aproveitando o facto das eleições presidenciais de 23 de Janeiro de 2010, consistiu em criar e divulgar uma "carta aberta" aos candidatos à presidência da república. Isto porque se entendeu que a figura política do Presidente da República poderia, pela sua natureza, abraçar e promover o combate à corrupção - exposição que consta da carta aberta.

De seguida o texto integral da carta em causa:

Exmo. Sr. Candidato à Presidência da República

Chegou a altura de enfrentar, debater, e procurar soluções para os preocupantes níveis de corrupção que se sentem e registam em Portugal. A corrupção pelo nosso país é já endémica: é transversal a toda a sociedade e, mais preocupante ainda, é quase um fenómeno cultural, um modo de viver e dos indivíduos se expressarem socialmente. Por isso, está na altura de passar das palavras às acções e de se tomarem medidas concretas de combate à corrupção, exigindo-se ao poder político que estude e crie medidas de combate eficazes.
Em Outubro de 2010 foi lançada uma petição online intitulada «Combate à corrupção através da consciencialização, informação, formação e educação». Assim, em nome dos cidadãos que têm apoiado esta iniciativa, venho por este meio apresentar e dar a conhecer a dita petição aos candidatos às eleições Presidenciais de 2011, de modo a que a possam conhecer, mas também para reforçar a necessidade que há em colocar o tema da corrupção na agenda política nacional. Está na altura de se assumir e combater com energia e convicção a corrupção – a pequena e a grande – através da educação, transparência, fiscalização e de uma justiça célere, eficaz e capaz de actuar perante este tipo de casos.
No entanto, a petição em causa centra-se na necessidade de combater o problema da corrupção através da informação, prevenção e educação, do despertar da consciência ética dos portugueses, não porque seja esta a única via para a combater, mas porque é aquela que sempre tem sido esquecida. As propostas contidas na petição visam três grupos alvo (de modo a tentar abranger toda a sociedade portuguesa), sendo que para cada um deles se apresentam propostas base orientativas e de cariz generalista. Os três grupos em causa, nos quais se pretende intervir através da informação e consciencialização, são: estudantes que frequentem a escolaridade obrigatória; estudantes do ensino superior; e, população em geral
Assim, considerando a figura do Presidente da República, que deve ser supra-partidária e conciliadora, seria que será a figura política ideal para trazer este assunto para a discussão pública e para despertar as várias forças políticas, tal como toda a sociedade civil, para a necessidade de combater este flagelo nacional que é a corrupção.
 
Então, para conhecimento de todas as candidaturas à Presidência da República, a morada onde está alojada a petição «Combate à corrupção através da consciencialização, informação, formação e educação» é a seguinte:
 http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3298).

A presente carta encontra-se disponível no Google Docs do Movimento  ANTI-Corrupção em https://docs.google.com/leaf?id=0B5ubC13CxamPOGIzOTE0ODctYjJlYi00ZTkyLThkMzAtOTI4ZjNjN2Q3NWU5&sort=name&layout=list&pid=0B5ubC13CxamPNzI3ODEwMzMtYzcyYS00YzQwLThhMDUtYTNkZDg0MjgwM2Fl e foi divulgada a todos os candidatos e aos principais meios de comunicação.

1 comentário:

  1. Até à presente data, à "carta aberta aos candidatos à presidência da república", responderam dizendo que tiveram conhecimento os candidatos Francisco Lopes e Cavaco Silva, através das suas direcções de comunicação de campanha.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...